logo-liga.png
martagão-01 - Cópia.png

O MARTAGÃO

Instituição filantrópica que há 54 anos atende crianças e adolescentes de todo o estado, o Martagão Gesteira é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste, referência no atendimento das mais diversas especialidades pediátricas, tendo à frente respeitados profissionais. Por ano, o Martagão cuida de aproximadamente 80 mil crianças e realiza mais de 500 mil atendimentos gratuitos.

 

Idealizado pelo médico e professor Dr. Álvaro Pontes Bahia, o Martagão nasceu com o objetivo ajudar a reduzir os altos índices de mortalidade infantil, através da defesa da vida das crianças carentes, com acesso à serviços de saúde de qualidade através do SUS.

 

A história do Martagão começou em 1946, quando foi lançada sua pedra fundamental. Em 31 de março 1950, foi iniciada a construção do tão sonhado Hospital das Crianças, fruto de um sonho do Dr. Álvaro, que o batizou como Hospital Martagão Gesteira, em homenagem a seu grande amigo, um dos médicos mais importantes na história da pediatria do Brasil, também fundador da Liga Bahiana Contra a Mortalidade Infantil, entidade mantenedora do Hospital, hoje conhecida como Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil - LABCMI.

 

Em 1964, o Martagão ficou pronto, ano em que Dr. Álvaro Bahia adoeceu, vindo a falecer meses depois. Somente em 17 de março de 1965, o hospital foi inaugurado, devidamente equipado e com a sua equipe médica formada.

 

Localizado no bairro do Tororó, o Hospital Martagão Gesteira conta hoje com uma estrutura de 220 leitos e cerca de 30 especialidades médicas. Aproximadamente, por ano, 500 mil atendimentos são realizados gratuitamente com referência para tratamentos de alta complexidade como neurocirurgia, cardiologia e oncologia.

transparency.png

TRANSPARÊNCIA